não tem nada que se lhe diga. e se quiser até pode instalar o minesweeper.
Cliente – Bom, realmente eu queria comprar este MacBook mas, na realidade, tenho algumas dúvidas e receios.
Vendedor – Como assim?!
Cliente – Em termos de adaptação ao sistema operativo. Isto é coisa simples?! Nunca trabalhei com nenhum.
(O vendedor despreocupadamente começa a encaminhar o cliente para a caixa e apresenta-se já munido de um exemplar do portátil da Apple. Aproveita para recorrer à técnica mais portuguesa de vendas: a mentira.)
Vendedor – Igualzinho ao Windows. Só que: em vez de ter um botão “iniciar”, é uma “maçã”…
A foto diz tudo :D… O comentário quanto à técnica de venda, infelizmente, em bastantes casos é verdade… no entanto acho que na maioria dos casos é mais por desconhecimento dos vendedores sobre o produto que vendem (sobretudo os vendedores das grandes superfícies)!
Igor Furnas
29/05/2009 at 03:56
Viva, Igor. Obrigado pelo comentário.
Os vendedores de grandes superfícies são, na realidade, promotores puros. Insistem na velha pergunta “Posso ajudar?”, enquanto o cliente, invariavelmente, cai na resposta “Não. Estou só a ver.”. E poucos são os que experimentam novas alternativas. Ora, para além de não utilizarem as técnicas, a qualidade da venda é baixa precisamente pelo que dizes, e bem, da fraca formação que lhes prestam e do pouco dinamismo que possuem para aprender mais. Um folheto e meia-dúzia de fóruns ou reviews na net, vendem melhor.
Cláudio Vieira Alves
29/05/2009 at 13:26