as horas extraordinárias

«bem fiz em ter por necessárias as horas extraordinárias.», sérgio godinho

michael jackson, o rei da pop dançável.

with 19 comments

Acaba de morrer, de ataque cardíaco, com 50 anos de idade, o aclamado Rei da Pop. Era, para mim, mais do que um rei: o criador do melhor pop dançável. Genial e criativo, principalmente, pelas pinceladas de funk que, em discos como o Thriller (o álbum mais vendido de sempre na história da música), por nele se encontra.

Pertenço a toda a uma geração ocidental que com Michael Jackson despertou. Miúdos que, ao ouvi-lo, dançaram e cantaram as primeiras músicas de raízes R&B. Recordo e reconheço, sem grande esforço de memória, a marcante campanha publicitária da Pepsi. Foi assim que, para mim, foi possível receber as primeiras cassetes e posters do ex-miúdo-que-tinha-vindo-dos-Jackson-5. Ainda tenho, algures, o poster com um Dangerous dourado gravado.

Michael Jackson.

Michael Jackson.

Construíu, acima de tudo, e para lá das complicações mediáticas: bons discos. E é assim que, totalmente alheio ao provável oportunismo que irá aparecer nos próximos dias, o recordarei. Como o nome forte do catálogo da Motown Records. Nas suas raízes expostas numa linguagem musical que, miúdo ou jovem, me fazem sorrir. Na sua dança característica que era composta por mais do que a sua clássica moonwalk. Na sua encenação, digna de bom cinema, nos espectáculos e nos tele-discos onde se revelava, igualmente, inventivo. E, claro, na sua voz.

[ Vídeo: “Billie Jean”, ao vivo, por Michael Jackson ]

Michael Jackson revelou-se, apesar da sua pop de origens soul, transversal a todos os quadrantes musicais. Foi, provavelmente, por esse motivo, que vários lhe prestaram tributos, ainda em vida. Ficaram duas distintas homenagens — que me são, especialmente, sensíveis — de muitas. Chris Cornell e Miles Davis com, dois temas de ThrillerBillie Jean e Human Nature, respectivamente.

[ Vídeo: “Billie Jean”, ao vivo, por Chris Cornell ]

[ Vídeo: “Human Nature”, ao vivo, por Miles Davis ]

Written by Cláudio Vieira Alves

25/06/2009 às 23:25

Publicado em música, notícias, vídeo

Tagged with , , ,

19 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Uma criança num corpo de um adulto. Era assim Michael Jackson. A sua candura contrastava com a atitude arrebatadora que exibia em palco, uma espécie de predestinado com um talento invulgar e que enfeitiçava todas as gerações. A educação rígida traçou-lhe o futuro mas sonegou-lhe a infância, enquanto o seu direito de viver recatado era ameaçado à medida que os holofotes da fama acompanhavam o seu crescimento. Pulverizou recordes de vendas mas também era o primeiro a dizer presente às causas humanitárias onde terá doado milhões de dólares. A sua timidez, e porque não dizer a sua extravagância, originavam todos os tipos de rumores, nunca provados.
    Goste-se ou não do estilo, revolucionou o mundo do entretenimento artístico e musical impulsionando de vez o respeito e o reconhecimento pela cultura negra.

    Dylan

    01/07/2009 at 00:31

    • Havia artista para lá das vendas e do pop. Havia invenção para lá dança e dos videoclips.

      Obrigado pelo comentário, Dylan.

  2. […] a comment » A morte de Michael Jackson foi, indiscutivelmente, um acontecimento mediático de 2009. Quer se aceite, ou não, Michael […]

  3. o rei da pop 😀
    o michael jackson, foi e sempre será um dos homens, mais falados da historia do mundo da musica, michal jackson, fica para sempre gravado nos nossos coraçoes (l)

    anooonima

    24/01/2010 at 21:16

    • Apesar de tudo isso, como já escrevi — algures por aqui —, foi, na minha opinião, o músico cujo luto foi mais rápido (e, ao mesmo tempo, financeiramente muito lucrativo). E por esse luto atabalhoado e apressado, também, lamento.

      Obrigado pelo comentário, “anónima”.

  4. michael jackson reido pop

    maria

    29/01/2010 at 02:10

  5. michael sempre foi e sempre sera o rei do pop

    daniela

    02/02/2010 at 14:12

  6. Foi o acontecimento do ano e ficará para sempre em nossas memórias. Indiscutivelmente “o rei do pop” foi e sempre será ele: Michael Jackson.

    manuela t martins

    04/02/2010 at 12:41

  7. Michael nao é apenas o rei d pop, é o rei dos nossos coraxoes. Ele jamais morrerá, pk nós nunca deixaremos ixo acontecer. Claro k ixo é pra kem é fã incondicional. Te amo d fundo d minha alma, Mike.

    Jane & Wendy

    05/02/2010 at 20:40

  8. michael jackson amor
    ael jackson
    6 não consintas que a tuabo cafaça
    pecar a tuacame,nedigas diante
    doanjo que foi err,por que razão es
    iraria deus contra atua voz, de sorte
    manuela t martins 25 294\1984

    manuela t martins

    10/02/2010 at 16:17

  9. michael jackson amorrrrr eu manuela amorrr ???????????????
    quedetruísse a obra das tuas mãos?
    7 porque,como na mul tídão dos
    sonhos há vídades,assím tam dém
    nas muí pala vras; mastu,temea
    desu.

    manuela t martins

    10/02/2010 at 16:29

  10. michael não é apenaso rei dos pop,
    é o rei dos nossos corações
    ele jamais.
    morrerá pk nós nunca
    deíxaressos ísso acontecer
    claro pk ísso é pra kem é fã
    íncondícíonai, te amo do fundo
    dos minha alma mike,
    manu 25 294\1984

    manuela t martins

    10/02/2010 at 17:50

  11. michael jackson pop amor!!!!!!!!!!!
    “você”aprende mais a respeito de uma !!!!!!!
    estrada ao viajar por ela, do que”!!!!!!!!
    consultando todos os mapas do mundo.!!!!!!!
    michael jackson eu te amor,
    “manuela” “25” 294\1984
    kkkkkkkkkkkk !!!!!!!!!!!!
    “michael” “jackson” 298\1985!!
    h16:08 162\2010

    manuela t martins

    16/02/2010 at 18:10

  12. michael não é apesnas o rei d pop, é o rei dos nossos cora xoes. Ele jamias
    morrrrerá, pk nós nunca deixaremos ixo acontecer. clar k ixo é pra kem é fã
    incodicional.te amo d fundo d minha lama,mike
    manuela 25 294\1984
    michael jackson 298\1958 52

    manuela t martins

    18/02/2010 at 17:29

  13. EU MUITO MICHAEL
    EU SEMPRE SONHAVA QUE
    1 DIA EU IA CASAR COM ELE
    VC VAI RESSUCITAR
    CHORO TODAS AS NOITES
    EU TE AMO MUITO MESMO

    DAIANE

    01/03/2010 at 18:51

  14. É incrível a semelhança física entre o Michael Janckson e meu pai, e devido a tamanha semelhança qd pequena eu o via nos vídeos cassetes e o gritava para minha:-Vem ver o pai! A morte dele foi um choque para mim e minha família,choramos juntos ao se confirmar a morte dele, pois meu pai até cover dele já havia feito. Cresci apaixonada pelas canções, pelo modo dele de agir, com a história, indignada com as falsas acusações q. eram feitas a respeito dele, o que pra mim não passava de extorção de dinheiro o caso do abuso sexual, e defamação quando diziam que ele ficou branco por que quis, e hoje foi confirmado que ele tinha vitiligo. As pessoas hoje, são tão cegas pela maldade, que já não veem bondade ou inocência nas pessoas, e Michael era inocente, uma criança, e bondoso e várias vezes abriu mão do dinheiro ganho em uma turnê para ajudar alguma região, ou instituição que nescessiasse. Não há nenhuma banda que eu goste hoje, que supere ou superará o amor que sinto por Michae Jackson, ele viverá pra sempre, na música, na dança, nos gestos, em seus fãs.. Michael Jackson se eternizou por sua excelência em tudo, eu o amo e doi muito falar dele sabendo que ele já não está entre nós, parece brincadeira ás vezes falar que ele morreu. Meu sonho era conhece-lo..quem sabe na eternidade

    Karen

    03/03/2010 at 22:17

  15. Eu estou viva?
    Quero te abraçar, não posso!
    Porquê? Porque todo o nosso
    amor se esveia como sangue
    que escorre pelas veias rompidas
    do coração turturado.
    Quero te ter! Ter-te porquê?
    Porque este desejo insaciável, de te ter
    é como uma faca que ultrapassa as barreiras
    do coração, um coração preso pelo amor!
    Amor este…que nunca morreu, nem nunca morrerá
    Amor por Michael Jackson!

    thamires jackson

    06/05/2010 at 22:11

  16. A dor da saudade!

    Saudades, um pedacinho de emoção
    dentro da gente…
    Saudades, um pedacinho de outra pessoa dentro
    da gente…
    Saudades, um voz, um olhar, um toque.
    De repente uma angústia.
    Saudade do que não fez, ou daquela vez.
    Saudades… Das coisas, do lugar, da
    pessoa…
    Saudades, de um beijo, de um carinho, daquele jeito diferente…
    Ou do sorriso, de repente…
    Saudades de alguém…
    Saudades de você Michael…I love you!!

    thamires jackson

    06/05/2010 at 22:15

  17. sou filho de michael jackson! quero minha herançaaaa!

    mano jhow

    18/05/2010 at 12:38


Deixe uma Resposta

