as horas extraordinárias

«bem fiz em ter por necessárias as horas extraordinárias.», sérgio godinho

o meu baú de recordações é um tesouro. #01

with 8 comments

No que diz respeito à Matutano esqueçam-se os Tazos, os Matutolas, as Caveiras Luminosas ou a joalharia (da qual recordo com saudade as argolas coloridas de plástico que algumas jovens, orgulhosamente, exibiam). A verdade – e aceitem-no!, geração mais recente – é que o brinde que catapultou a Matutano e que não será esquecido é o Pega-Monstro.

 

Pega-Monstros, o brinde da Matutano.

Pega-Monstros, o brinde da Matutano.

Ora, já ouvi narrativas de meus contemporâneos afirmando ter atirado isto a folhas de papel, paredes, comida, tecto, vidros, quadros da escola, etc. Eu, na realidade, reconheço e questiono-me: existirá algum sítio onde eu não terei eu colado o raio do pega-monstro? Desde a escola até casa todo eu deixava um rasto da gordura característica que os pega-monstros deixavam. A meio da manhã já contava o tempo para a campainha soar, sabendo que o intervalo iria libertar-me, podendo lavar o pega-monstro. Fiel brinquedo, o Pega-Monstro, que depois de um pouco de água (e com sabonete a fórmula resultava ainda melhor) voltava a colar como se tivesse acabado de sair do pacote de batatas fritas.

Posteriormente, já na minha juventude, a Olá reeditou – oferecendo-os juntamente com os seus gelados de gama infantil: epá, perna de pau, minimilk, etc – os pega-monstros. Porém, permitam-me o trocadilho, a moda não voltou a pegar. A não ser com alguns revivalistas que, já na Faculdade, insistiam em brincar com aquilo. Não, não falo de mim. Sério que não. Foi um amigo meu. Que eu conheço.

Olha, ele vai ali. Pronto, tenho que ir. Juro. Não era eu.

Caraças!

Chatos! Sim, era eu, mas foi só umas vezes. Recorde-se, pois, o anúncio televisivo para ajudar a lembrar, também, a antiga imagem institucional da Matutano.

[Vídeo: Anúncio dos Pega-Monstros da Matutano. ]

Written by Cláudio Vieira Alves

28/04/2009 às 17:51

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Nem de propósito, ainda este sábado estava a falar com malta mais velha do que eu sobre isso, e a referir as saudades que eles deixaram. No entanto senti-me velho nessa conversa, pessoal que lá estava nunca ouviu falar dos pega monstros.

    TFAndrade

    28/04/2009 at 20:53

    • O único lado positivo que vejo nisso é não terem sido forçados a cruzarem-se com as meninas da joalharia tribal da Matutano.
      Por outro lado, cresceram com o buereré da Ana Malhoa que é, igualmente, um baú de recordações por si só. 🙂

      Obrigado pela visita e um forte abraço, Tiago.

  2. porreiro!
    Ainda tenho muita coisa dessa guardada numa caixa.
    Entre cromos do bollycao, aos Bisnapegamaus Caveiras luminosas dinossauros da matutano.
    A danone tambem tinha essas promocoes na epoca.
    Entre o teatrinho danone e o jurassik Park em cartao
    a turma dos orelhudos da mimosa
    enfim…
    tanta coisa que hoje vejo e guardo com saudades daqueles temps

    abraxo! ;D

    cj

    31/01/2010 at 17:28

    • Tens, realmente, um baú de recordações. E recordo tudo isso. Grandes brindes que guardava no fundo dos bolsos. 🙂
      Obrigado pelo comentário.

  3. ola.
    penso em publicar um portiforio de tudo isso no fotos.sapo
    aviso quando tiver pronto
    cumps

    cj

    09/02/2010 at 22:55

  4. saudaçoes.
    estou no começo mas ja esta algo postado
    aos poucos vou preenchendo o album porke ainda tenh mais coisas a postar
    para quem quiser vêr aqui fica o link do baú de recordaçoes:

    http://fotos.sapo.pt/media90pt_cj/playview/9

    abraço

    cj

    16/02/2010 at 16:33


Deixe uma Resposta

